Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ray Brown o rei do contrabaixo (1926-2002)



A carreira de Ray Brown na música teve início quando ele tinha apenas oito anos, começando no piano. Largando o piano, por achar p instrumento difícil, começa a tocar contrabaixo de ouvido, achando esse instrumento mais fácil. Sua carreira inicia com a participação na banda de Snookum Russell por apenas seis meses, e toma uma decisão de tentar a sorte na cidade de Nova Yorque apresentando-se como músico freelancer.

Contemplando 19 anos, Ray Brown foi contratado imediatamente por Dizzy Gillespie, com quem começa a fazer excursões internacionais, ao lado de grandes nomes da época como Bud Powell e Charlie Parker - sendo isso muito importante para seu amadurecimento musical: técnica e composição.

A decisão de montar seu próprio trio surge em 1948, com Hank Jones e Charlie Smith, para acompanhar a diva do Jazz Ella Fitzgerald. Depois do trio Brown conhece a banda Jazz At The Philharmonic onde teve uma participaçãp por aproximadamente 18 anos. Durante este período conheceu e tocou com diversos músicos, mas entre todos um, em particular, seria seu eterno parceiro musical: o canadense do piano Oscar Peterson.

Ray Brown teve passagem gloriosa por todos os clubes de renome existentes no mundo e foi um dos contrabaixistas mais solicitados para realizar gravações de estúdio. Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Tony Bennett, Billy Eckstine e Sarah Vaughan são alguns dos nomes com quem gravou.

Fonte: ejazz

Ray Brown - Solo Bass on "Black Orpheus"


E-mail:

Mensagem:




Nome: