Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A bossa de João Donato

Há pouco mais de um mês estava ouvindo o álbum "A Bossa Muito Moderna de João Donato" . Lançado originalmente em 63, este álbum, totalmente remasterizado, mostra o pianista João Donato interpretando canções autorais e de compositores consagrados como Tom Jobim, Roberto Menescal e Sergio Mendes. Vale a pena destacar as pérolas "Só Danço Samba", "O Morro Não Tem Vez", "Samboleiro" e "Outra Vez". Dá pra sentir a raridade do material?

O quarteto era formado na época por Donato (piano) (foto acima), o saudoso baixista carioca Tião Neto (baixo acústico), Milton Banana (bateria) e Amauri Rodrigues (percurssão).

A obra prima já conta com mais de quarenta anos, mas parece que foi composta e gravada ontem. As gravações foram feitas no auge do Samba-jazz dos anos 60, mostrando fluência, naturalidade e swing das notáveis execuções, assim como o trabalho do mestre da bateria brasileira, Milton Banana.

Os músicos, como os pianistas Sérgio Mendes e Tenório Jr., o baterista Edison Machado e o trombonista Raul de Souza, nessa época, atuavam com destaque e desenvolveram a linguagem do Samba-jazz no Brasil e Exterior.

Para conhecer mais sobre o trabalho desse álbum acesse o link:

http://www.brasilemvinil.com/disco.asp?id=2055

Veja também o vídeo: Apresentação, ao vivo, no Parque dos patins, no Rio de Janeiro, em junho de 2005. Participação de Durval Ferreira ao violão, Adriano Giffoni - baixo, Márcio Bahia - bateria, Jessé Sadoc - trompete, Ricardo Pontes - sax.