Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

YAKIRANA TRIO, instrumental (SP).



Quem aprecia um bom som já deve perceber que é no Brasil que nasce a música mais rica e exuberante do planeta. Muito dos músicos internacionais vêm beber na fonte.

Esse fato é devido à grande mistura de culturas que por aqui passaram e continuam passando. Na construção da história do Brasil, no capítulo específico música, ritmos europeus como a valsa e a polka, misturados com o Samba originaram o Choro. O Samba é originado do batuque tribal africano temperado pela vida urbana. A música nordestina sem dúvida tem suas raízes na Idade Média européia.

A cidade do Recife já foi palco de um Festival de Jazz, o Recife Jazz Festival, acontecido nos dias 22, 23 e 24 de novembro de2007, na Torre Malakoff, (Recife Antigo), contando com a participação de músicos de vários países, como França, Argentina, Estados Unidos e Cuba. A edição desse festival nota-se certo profissionalismo, com a mudança do local foi possível que isso acontecesse. O chamado elemento, músico brasileiro, em minha opinião, foi o que mais teve destaque. Tivemos a presença do pernambucano maestro Ademir Araújo (Orquestra Popular do Recife-PE) e a Contrabanda. De outros estados contamos com Glauco Solter (PR), Marcinho Eiras (RJ) e Di Steffano Quarteto (RN).

Minha apreciação pelo Jazz, Blues, Soul e MPB conduziram-me a uma busca (nestas últimas duas semanas) pela Internet, e assim descobri o Yakirana Trio. Esta descoberta foi fenomenal, pois me levou a curtir um puro som instrumental executada por músicos de grande calibre, transmitindo criações de alto teor melódico, rítmico e técnico.

Criada em julho de 2004, onde foram iniciadas as primeiras conversações, talvez apenas um acerto de detalhes, pois, o que eles iriam mostrar para o público só poderia ser realizado através de ensaios, ensaios e mais ensaios até chegar-se a uma perfeita sintonia. A formação do trio é Luiz "Coelho" Fernando (bateria), Jairo Rocha (guitarra) e E. G. Melo (contrabaixo). Nos primeiros acordes surge à música "Se7e", com ela o trio começa a definir qual a linha que iria ser traçada.

A vontade gravar um CD é sentido em maio de 2005, onde começam os preparativos para a gravação de uma demo. Apenas seis composições próprias foram mais do que suficientes para o trio mostrar ao grande público que não veio para brincar. As músicas trazem uma mistura de elementos, ritmos, melodias, efeitos, sons, tudo executado com muita força, vontade, tendo como apoio a velha inspiradora de todas as gerações, o rock and roll. Mestres da música, como King Crinsom, Hermeto Paschoal, Tito Puentes, Paquito D'Rivera, Pixinga, Mozart Melo, Stevie Ray Vaughan, Dave Brubeck, Tribal Tech, John Coltrane, Vila Lobos, Rush, Bill Bruford, Weather Report entre outros, muitos outros, tiveram papel fundamental na composição das músicas.

Para ouvir o som da Yakirana Trio, acesse: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/yakiranatrio/