Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

domingo, 20 de janeiro de 2008

Banda Echo: o melhor do punk rock


A história pode ser comum para a maioria dos jovens ou insignificantes para muitos: o surgimento de uma banda, principalmente quando o estilo é nada convencional o rock n´rool.

O movimento Manguebeat, com a morte de seu criador Chico Science, começa a entrar em declínio, em 2004. Três adolescentes entediados e visivelmente cansados com a atual cena cultural e musical da época, resolvem descruzar os braços e partir para a luta. Com uma vontade de fazer um som diferenciado, com influência direta do grunge e do punk inglês.

O INÍCIO

Dido e J. J. decidiram montar uma banda. A dupla tinha se encontrado por acaso numa loja de discos bastante conhecida em Recife, e quando os dois perceberam estavam falando sobre Kurt Cobain, a identificação foi imediata. A princípio, a banda - que não tinha nome - entrou no estúdio pela primeira vez sem noção de que iria produzir naquele espaço, detalhes: J.J. não sabia tocar bateria e o Dido, que já tinha tido certa experiência em bandas de pop-rock, não tinha noção do que cantar, nem de como tocar punk-rock. O baixista Bruno Zero, convidado por J.J., ainda estava em fase de teste, e a única coisa que ele sabia era tocar os acordes iniciais de uma musica do Sistem of A down, apenas isso, o quadro era desanimador, mas a vontade era firme.

O nome Echo surgiu de uma marca de bateria eletrônica, hoje fora de catálogo e de uma musica do Joe Satriani, um dos grandes ídolos da guitarra. À medida que se seguia os ensaios, o J.J. foi aprimorando seu estilo de tocar, o Dido foi compondo letras bastante difíceis de assimilar pelo teor dos assuntos escolhidos, mas ainda faltava muito pra que eles pudessem ter a chance de produzir o primeiro show.

Devido á falta de espaço na agenda pra ensaios e uma acentuada falta de interesse pelo trabalho, Bruno (baixista) pediu as contas. A banda ECHO amarga seis meses sem contrabaixista e sem atividades, esse período foi crucial para que a banda começasse a trabalhar mais seriamente em suas composições. Á entrada do Bernardo, irmão mais novo do Dido, se deu no momento em que a banda estava prestes á entrar em estúdio para gravar seu primeiro demo, que foi preparada em tempo recorde: 4 horas. Essa pressa não prejudicou o trabalho da banda, ao contrário, ficou com excelente qualidade. Esse demo, no final do ano de 2005, foi tocado em uma rádio de grande audiência em Recife, chamando a atenção do público alternativo.

A banda ECHO começava a ser conhecida no circuito alternativo. O primeiro show aconteceu na pista de skate do ginásio do Colégio Paroquial, em Jaboatão (PE), dando abertura para vários outros shows. ECHO começou também a usar estrategicamente sua imagem para mostrar seu som. A postura agressiva nos shows, as letras politizadas e melancólicas, chamaram muita atenção do público, ávido por novidades pós-mangue, mas o fato que chama mais atenção é a voz do Dido parecida com a do Renato Russo, da Legião Urbana, ou com a do Kim do catedral, embora o Dido tenha declarado em entrevistas ser influenciado apenas pelo Ian Curtis, vocalista da banda inglesa Joy Division.

A banda começa a crescer com a entrada do Bernardo e convites para shows dentro do cenário underground recifense não faltaram, a notoriedade da banda Echo foi ao ápice quando fizeram em abril de 2007, o show com a banda Matalanamão no Pátio de São Pedro para um público estimado em 2 mil pessoas. Outro ponto alto foi o show no clube Ferroviário, em julho do mesmo, para quase 4 mil pessoas.

A banda Echo, como forma de registro do seu trabalho, resolve entrar em estúdio (maio e junho), gravando seu primeiro álbum, totalmente independente. O cd traz em seu conteúdo 11 canções, algumas delas compostas há quase 7 anos atrás, e outras mais novas, em arranjos ora agressivos, ora contemplativos, servindo de bases para letras inspiradas sobre assuntos nada convencionais, como depressão, religião, desamores, suicídio, nazismo, entre outros.

Echo entra agora, em 2008, pretende fazer mais shows e divulgar o novo cd durante todo o ano. Fazendo uma série de apresentações durante o semestre e posteriormente a banda entrará em estúdio pra compor novo material. A banda Echo tem sido considerada pela crítica não especializada e pelo seu público, como uma das melhores no gênero de rock surgidas em Recife nos últimos dois anos. A prova disso é a resposta do seu público sempre fiel com seus ideais, lotando sempre os shows.


DISCOGRAFIA

Para ouvir o som da banda acesse:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=165580118

http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/bandaecho/

VEJA O VÍDEO:

Banda ECho no Programa Manhã Livre



Banda Echo tocando Inferno

Banda Echo tocando a musica "Inferno" presente no sinlge "belas canções" e no CD de estréia da banda. Gravado no auditório do Colégio Luiz Rodolfo, em clima de "Jam Session"