Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

terça-feira, 25 de março de 2008

Mundo dos graves perde "Cachao" Lopez, o rei do mambo

Faleceu sábado último (22/03), uma das maiores lendas do contrabaixo cubano, o músico e compositor cubano Israel "Cachao" López, vitima de um problema renal, em um hospital em Maiami.

"Cachao" López nasceu na cidade de Havana, em 1918, aos sete anos começou a tocar percursão e depois passou para o instrumento de cordas. Segundo especialistas ele foi considerado como um dos criadores do mambo. A fama chegou na vida de "Cachao" a partir da década de 30, como um astro do mambo e do jazz latino. Junto com seu irmão Orestes López, "Cachao" produziu uma imensidão de sucessos que lhe renderam dois prêmios Grammy, nos anos de 1995 e 2005,
além de abocanhar um Grammy Latino, em 2003, ao lado de outros feras da música cubana, Bebo e Patato Valdez.

Dividiu palcos com a inesquecível Celia Cruz e seu marido Pedro Knight, assim como com o trombonista Generoso Jiménez, que também faleceu recentemente.

CAMINHADA

"Cachao" saiu de Cuba em 1962 com uma longa lista de sucessos e afirmou em entrevista à Agência Efe, em 2007, que se não fosse por seu compatriota e colega Dámaso Pérez Prado "não teria escutado o mambo mundialmente".

Sua primeira parada foi Madri, onde permaneceu um ano antes de mudar para Nova York. Trabalhou com Charlie Palmieri e Tito Puente, entre outros grandes músicos.

Nos Estados Unidos ganhou um prêmio Grammy, obteve um título de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade de Berkley e até uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Em 1993 o ator cubano Andy García produziu um documentário intitulado "Cachao... Como su ritmo no hay dos", sobre sua música.

Seu mais recente trabalho musical foi realizado com Gloria e Emilio Estefan no álbum da cantora "90 Milhas".

CONFIRA O VÍDEO:

Bebo Valdes y López Cachao, Lágrimas Negras



Faça parte do Fã Clube da Banda ZEROBALLA, um dos maiores nomes soul music independente de São Paulo. Entre, faça parte, escute as músicas e vote, desde já agradecemos: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48393377