Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Arthur Maia, o gigante dos graves

Tive a chance de assistir a apresentação de Artur Maia, no projeto Seis e Meia, na cidade do Recife (PE), no ano de 2007 e deixei de ir por atividades contrárias ao meu desejo, fiquei triste, pois não sabia quando iria ter outra oportunidade dessa.

A admiração pelo trabalho do Arturzinho vem de longe. Primeiro foi o tio, Luizão Maia, baixista de Elis Regina, quando assistia os vários vídeos do cara, ficava literalmente com a baba caindo, era uma simplicidade tremenda. Com a continuidade fui descobrindo o Artur e passei também a admirá-lo. Seu melhor trabalho do mestre dos graves foi o Cama de Gato. Ele foi considerado pela crítica especializada como um dos melhores baixistas do mundo, Arthur não para por aí, é também cantor, compositor e produtor musical.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, ele começou sua atividade musical mexendo com as baquetas de bateria, tocando em bailes do subúrbio carioca.

Só por volta dos 15 anos de idade é que ele ganhou um baixo elétrico de seu tio, o baixista Luizão Maia, e passou a se dedicar ao instrumento com determinação.

Já com idade de 17 anos, iniciou de vez sua carreira de contrabaixista profissional, acompanhando músicos consagrados como Marku Ribas, Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos. Foi um passaporte para seus ideiais artísticos.

Fundou e integrou a banda Pulsar e o grupo Cama de Gato, duas vertentes da música instrumental, de grande influência no cenário musical brasileiro.

Participou da Banda Black Rio e, também, do grupo de música pop Egotrip que, na década de 80, teve suas músicas veiculadas nas principais FMs brasileiras.

Arturzinho criou e desenvolveu um estilo bem próprio de tocar seu instrumento (o contrabaixo), além do fretless, que executa como poucos e, com isso, tornou-se muito popular e requisitado para trabalhos e shows com grandes nomes da música internacional, como Jorge Benjor, Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Leila Pinheiro, César Camargo Mariano, Plácido Domingo, Ayrto Moreira, Paquito D'Rivera, Carlos Santana, George Benson, Ernie Watts e Sheila E., entre outros, além de ser o baixista que vem acompanhando Gilberto Gil há mais de uma década.

Teve oportunidade de viajar pelo mundo, participando dos principais festivais internacionais, como os consagrados New York Jazz Festival, Festival de Jazz de Paris, Montreux Jazz Festival, The Hage (Holanda), Lugano Jazz (Suíça), Free Jazz Festival e Heineken Concerts (Brasil), entre muitos outros.

Seu primeiro disco solo, entitulado MAIA, foi gravado em 1991, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, foi consagrado como músico instrumentista, recebendo o Prêmio Sharp de revelação da música instrumental, onde foi eleito por unanimidade.

Em 1996, o músico lançou o seu segundo CD, SONORA, em um show que lotou o Canecão, no Rio de Janeiro, e foi consagrado pela crítica. Esse show foi apresentado em seis países europeus, no Japão e na casa de espetáculos Town Hall, de Nova Iorque, no Festival Brazil/New York, nos Estados Unidos.Em 2002, Arthur lançou o seu mais recente álbum, PLANETA MÚSICA, pelo selo que ele mesmo fundou, o Cabeçadura Records.

Atualmente, Maia trabalha no projeto de seu novo CD, o PLANETA MÚSICA II.

Uma das principais composições deste novo álbum é a música "To Nico", que Arthur compôs em homenagem ao grande baixista Nico Assumpção, que foi, sem dúvida, uma grande fonte de inspiração para ele. O guitarrista Scott Henderson faz uma participação especial nesta gravação.

Além disso, Arthur colocará em prática suas novas idéias neste projeto, cantando e tocando violão em suas próprias composições, além do baixo, é claro, mostrando, mais uma vez, porque é considerado um dos maiores músicos de todos os tempos.

Fonte: MySpace, Fernanda Fróes 2007-2008.

Para entrar em contato com o artista: Vila Madalena, São Paulo, SP:
(+ 55 11) 3813-5096 e (+ 55 11) 3813-7385
ou Nextel (+ 55 11) 7717-4455 IDs 7*9715 e 7*9716.

Produção Executiva:
Fernanda Fróes (Skype: fernandafroes) e Érica Amorim (Skype: amorim.producoes).

E-mail de contato: arthurmaia@fernandafroes.com