Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

“Makumba de Butique Sonora”


O músico Lulla Oliveira lança seu 1º CD no Rival Petrobrás com participações de Naná Vasconcelos, Carlos Malta e Paulo Moura

“O que seria equivalente ao jazz se suas raízes houvessem sido afro-brasileiras?”

Esta é a pergunta que conceituou todo o projeto do multi-instrumentista Lulla Oliveira. Sua linha rítmica é única: funde a riqueza das melodias tradicionais do Candomblé ao jazz moderno, com influências da capoeira, do maculelê, samba de roda e jongo e da música contemporânea erudita. A estréia do projeto Afro-Jazz Instrumental acontece nos dias 09 e 10 de setembro, no Teatro Rival Petrobrás, onde serão lançados o álbum “Makumba de Butique Sonora” e o songbook “Ritmos do Candomblé”, além da gravação de um DVD ao vivo. O músico Lulla Oliveira reunirá no palco os grandes nomes da música instrumental brasileira, Naná Vasconcelos, Carlos Malta e Paulo Moura, em um encontro inédito.


“Será maravilhoso participar deste show pela qualidade do trabalho de Lulla Oliveira. Suas composições saem do cotidiano, os arranjos são originais. A música de Lulla vem da raiz afro-brasileira e transita pelo pop e pelo mundo da música improvisada, em busca de uma música universal. Gosto de estar no meio de quem procura uma nova linguagem musical”, ressalta Naná Vasconcelos.


O CD “Makumba de Butique Sonora” é instrumental e representa o jazz brasileiro nascido nas tradições afro. Lulla Oliveira acredita que “se tivesse nascido no Brasil, o jazz seria esta combinação de ritmos". O guitarrista e percussionista extraiu cantigas sacras tradicionais do Candomblé e incorporou ao tema releituras inéditas e sofisticadas – um exemplo é a música “Água e Ouro”, que usou como base a cantiga de Oxum. O álbum traz composições inéditas do multi-instrumentista, com participações especiais de Carlos Malta, Paulo Moura e Luciano Alves. O objetivo de “Makumba de Butique Sonora” é garantir que o público descubra a riqueza rítmica e melódica do Candomblé como legítima expressão artística, de ampliada aceitação do público mais exigente:


“O show contará a história da origem dessa fusão musical com muita harmonia rítmica e um grande espetáculo. O resultado é culturalmente moderno, mas ao mesmo tempo baseia-se na mais pura tradição dos ritmos e melodias do universo musical afro-brasileiro”, analisa Lulla Oliveira.


Gravação DVD ao Vivo

Por seu já elogiado álbum de estréia, Lulla Oliveira conseguiu reunir em um encontro inédito, grandes nomes da música instrumental brasileira: Carlos Malta, Naná Vasconcelos e Paulo Moura tocarão ao vivo, no palco do Rival Petrobrás. Este show, claro, merece e será registrado em DVD no dia 10 de setembro.


Songbook: Ritmos do Candomblé

Pela primeira vez, os ritmos do Candomblé foram reunidos e profissionalmente registrados. Fruto da vivência pessoal do músico Lulla Oliveira e de profundo estudo realizada pela pesquisadora Tânia Vicente, o songbook ”Ritmos do Candomblé” vem permeado por textos, imagens e registros de partituras de ritmos do Candomblé e CD de áudio, com sua orquestração tradicional para os atabaques e demais instrumentos.

Ouça em www.myspace.com/lullaoliveira - Site www.lullaoliveira.com.br.

Serviço

Dias: 09 e 10 de setembro

Horário: 19h30

Local: Teatro Rival Petrobrás

Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia

Ingressos: Setor A – R$ 30 / Setor B – R$ 20

Outras informações

Abbetira Arte e Produções - (21) 2245-6269

Letícia Motta - leticia@abbetiraproducoes.com.br - (21) 7857 3389

Mariana Dias – mariana@abbetiraproducoes.com.br – (21) 8789 0110

Claudia Menezes – producao@lullaoliveira.com.br – (21) 8255 0843