Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Músico ou instrumentista?

Artigo transcrito de Álvaro Neves Júnior

Inicialmente, a diferença entre um músico e um instrumentista é o mercado de trabalho. O primeiro normalmente trabalha com um projeto de grupo, de fundação e que fez parte desde o início ou não, necessariamente. O músico, para ser completo precisa ter três faculdades essenciais: a de criar, a de tocar e a de ouvir. Ainda digo mais: crie a faculdade de olhar! Ter percepção visual é essencial para saber interpretar de forma audível o que está sendo tocado e apresentado. Saber fazer essas 4 em harmonia com certeza o colocará em um hall de conhecimento admirado.

Se o ser humano é músico e acaba sendo bom, com certeza terá amigos no meio. Será chamado para jams sessions e entrará para o clube. Cada cidade tem o seu clube de músicos (muitas profissões possuem sindicato e músicos possuem clubes). O instrumentista por sua vez, precisa saber respeitar limites e muitas vezes, o profissional que o contratou. Não importa o instrumento, o instrumentista precisa estar sempre atento às ordens de um artista (que o contratou) ou de um maestro que será rígido, seja numa apresentação ou mesmo numa gravação.

O músico pode receber cachê e o instrumentista quase que por via de regra, sempre recebe, seja ele combinado ou através da tabela da ordem dos músicos do Brasil - www.ombmg.org.br/ombmgv2 - Clique e aproveite para conhecer mais sobre a sua profissão!

Muitas vezes, o maior medo de um músico brasileiro é o de sofrer financeiramente. Busque trabalho e tente ser popular em seu meio. Seja mais que um músico, seja um ser humano e um ótimo músico. Estude música. Crie com o coração! As pessoas vão querer ver e ouvir seu trabalho.

Seja profissional. Para se tornar um e entrar no ramo, você precisa estar antenado e tentar uma oportunidade. Tocar com sua banda ou como convidado em um show pode te trazer muitas coisas boas para o seu futuro. Tenha sorte… pense nela, o mais que puder. Aprenda a trabalhar em equipe. Seja criativo e sempre procure estar na hora certa, no show certo, no ambiente certo. Observe os detalhes dos mais experientes. Aguce o seu ouvido. Escute várias vezes a mesma coisa, Seja emocional e racional. Use a intuição. Pense na natureza e aprenda com ela. Afine bem seu instrumento… toque direito e o mantenha em bom estado de conservação. Componha! Escreva. Seja você mesmo.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS