Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

domingo, 25 de abril de 2010

Jorge Riba: a voz do samba em Pernambuco


"Meu Recado" é o primeiro CD do sambista pernambucano Jorge Riba. Lançado em março deste ano (2010), o disco está repercutindo positivamente no mercado.

QUEM É JORGE RIBA


Músico, Cantor, Compositor, arte-educador, dançarino, produtor cultural, empresário e principalmente amante do samba e das artes.  Ariano de abril de 65, recifense da gema, nascido na Boa Vista foi criado no Morro da Conceição e nas praias de Rio Doce.

Com vinte e nove anos de carreira artística dedicados ao desenvolvimento e reconhecimento da cultura afrodescendente no estado de Pernambuco, Jorge Riba é sócio fundador dos primeiros afoxés de Recife, sendo um dos primeiros compositores de musicas para estas agremiações, e um dos maiores incentivadores à criação dos blocos afros e afoxés do estado. Até os dias atuais Jorge Riba é reconhecido enquanto um dos principais Akewis (cantores) de afoxé de Pernambuco.

Filho de Sambista, Desde menino já se aventurava nas baterias das escolas de samba da periferia de Recife e Olinda. Sua mãe, Velha Guarda da GRES Gigante do Samba foi por muito tempo responsável pela “Ala dos Pretos Ricos” da Escola.

Hoje, Jorge Riba, é um dos principais responsáveis pelo movimento de “retorno” ao samba, trazendo de volta às rodas das juventudes da Região Metropolitana do Recife. Iniciando com o Grupo Zé Cafofinho e posteriormente com “O Fino do Samba” Jorge Riba trouxe de volta, aos mais esquecidos, a beleza da composição de um bom samba de Raiz. Sócio Fundador do Movimento dos Compositores de Samba de Pernambuco, e ex-integrante da Mesa de Samba Autoral de Pernambuco “Jorge (Seu) Riba” ou apenas JORGE RIBA ou SEU RIBA, o filho de dona Alzira Ribeiro, manda ver com composições que falam de auto-afirmação como cidadão afrodescendente e amante imensurável das belas coisas da vida.

Em definitivo como Sambista, Seu Riba vem atuando em palcos e festivais de Recife e Olinda e fora do estado e do país, sendo responsável por rodas de sambas onde se reúnem a tradição da velha guarda com o bom gosto dos amantes do samba de raiz.

MEU RECADO com Jorge Riba e Sérgio Cebolinha

 
Música "Meu Recado" do cantor e compositor Jorge Riba, interpretada pelo próprio autor, com Sérgio Cebolinha, durante a Terceira Edição do Projeto NegroSambaSim, realizado em 01 de junho de 2008, no Mercado da Ribeira, Olinda/PE.