Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Isabel Novela, de Moçambique para o Brasil

Isabel  Novela Nasceu em Maputo Moçambique. Cresceu rodeada de música, numa familia onde o pai João Jotamo Johanhane tocava piano e guitarra e sua mãe, Gertrudes Sofia cantava no grupo do coral da igreja católica. Desde muito cedo Isabel entrou em contato com a música através da familia, igreja e cerimônias tradicionais, contos (Karingana wa karingana) que envolvem canto. Desde cedo ela desenvolveu uma paixão pelas artes, entre elas, pintura, dança, moda, teatro, tendo a música merecido maior destaque.

Aos 5 anos fez parte da formação do grupo PECANFO ( Pequenos Cantores do Fomento) com o qual participou em vários programas televisivos, radiofónicos e festivais infantis na igreja onde o mesmo grupo desenvolvia suas atividades sob a direcção do seu irmão Anselmo João (Neco).

Com 10 anos escreveu a sua primeira música com a qual participou no festival de pequenos cantores organizado pela RM (Rádio Mocambique) o qual culminou com a gravação de uma compilação musical infantil.Isabel começa a cantar profissionalmente aos 14 anos como corista. Nos últimos 10 anos ela atuou e gravou com vários artistas e bandas de Moçambique, África do Sul, Europa, e U.S.A, pra citar alguns: Felipe Mukenga, W-ticket , Stewart Sukuma, Neyma, Gito Baloi, Wanda Baloyi,  Ntjamrosie, Soulstie, “Neco Novellas” projeto formado por 3 irmãos e 2 irmãs da mesma familia “Novela”  o que levou Isabel a Holanda em 2005, para se juntar ao grupo com o qual ela gravou e participou na composição de 2 albuns “Mita Famba” 2007 e “Ku Khata” lancado em 2008 na Europa.

Algumas das suas composições podem ser encontradas em albuns, singles, compilações e projetos onde ela participou como voz principal e/ou corista.

Participou no album Beyond borders de Soulstice & Sbe, que envolveu grandes nomes da música dos 4 continentes lançado em Junho de 2009, nos Estados Unidos onde as únicas vozes a representar África foram Isabel Novela- Mocambique – Holanda e Zap Mamma ( Marie Dualne) – Congo – Bélgica.

Em 2008, teve a oportunidade de participar num Master Class dirigido por Bobby Macferrin quando decorria o North Sea Jazz Festival na Holanda, festival no qual também atuou ao lado da Banda NecoNovellas e onde teve a oportunidade de trocar experiência com vários músicos conceituados da música internacional, p/ citar nomes: Chaka Khan, Liz Wright, Jill Scott,Patty Metheny, Jose James, Bobby Macferrin, Alicia Keys, e tantos outros  que participaram naquele que é o maior festival de jazz da Europa.

Estilo Musical

Compor, escrever música e cantar é uma das maiores paixões na vida de Isabel Novela. Ela escreve suas letras em Inglês, Português, Chopi e Changana (dialetos de Moçambique). A sua música pode ser melhor definida como sendo um balanço entre Worldmusic, Jazz, R&B, Funk, Bossa ,Afro e Soul. As suas raízes africanas misturadas com essas diferentes influências é algo relamente especial. Ao cantar ela vai de um estilo ao outro e se deixa levar pelo sentimento que cada tema tem. As suas mensagems e a doce forte voz despertam nos ouvintes diferentes emoções e sentimentos.

Isabel explica : “Eu cresci ouvindo e sendo inspirada por diferentes estilos musicais, desde a música de raiz os ritmos tipicamente tradicionais aos estilos ocidentais (jazz, música clássica, soul) ao criar a minha música “viajo” por esses estilos diferentes e facilmente encontro-me a combiná-los de um jeito que me identifique.”, continua, “Os idiomas facilmente entram em jogo quando escrevo as minhas letras, gosto muito de misturar e brincar com o Inglês, Português ,Chopi e Changana e outros idiomas k me apareçam”. Acredito que nem sempre é preciso perceber a letra da música pra ser movido por ela, e eu quero que as pessoas sintam a música que faço”

Músicos como: Miriam Makeba, Zap Mamma, Erykah Badu, Jill Scott, Joe Zawinul,Simphowe Dana, Kadja Nin, Sara Tavares, Sarah Vaughan, Ella Fritzgerald,Chet Baker, Mingas, Adriana Calcanhoto, NecoNovellas,pra citar alguns, são os que inspiram Isabel Novela, a sua evolução e esta procura por um estilo característico. “primeiro e principalmente eu quero alcançar e tocar as pessoas com a minha música”
                                                               
Discografia

Tendo viajado já por vários paises divulgando o seu trabalho e participando em albuns, compilações e concertos, Isabel começou a compor e gravar para aquele que será o seu primeiro álbum de originais que reunirá um total de 12 temas por ela compostos e contará na produção com a banda NecoNovellas ( Moçambique – Netherlands), Mr. Dino ( Moçambique ) e conta já com a participação especial do Bob James – Pianista da banda Four-Play ( U.S.A).

 Para ouvir Isabel Novela



Quem é exatamente Isabel Novela? “Sou alguém que ama cantar e estar no palco. Alguém que quer crescer, atingir os altos padrões musicais e dar o melhor de mim e continuar a representar o meu país lá fora e estar no mesmo nivel com todos os outros (localmente e internacionalmente)."