Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Isabel Novela a diva do Soul Music em entrevista a Revista O Tunel (Moçambique)


Deixo aqui ficar uma entrevista que fiz para a Revista Mocambicana O Túnel ( 3a edição Dezembro 2008)
O Túnel:  Quem é Isabel Novella?
Sou eu, a menina das fotos (risos)

Há quanto tempo no mundo da música e como começou a interessar-se pela música?
Nasci e cresci rodeada de música, meu pai tocava guitarra e piano e minha mãe fazia parte do corro da igreja e lá em casa a musica sempre esteve muito presente, mas o que me puxou mesmo pra música foi o meu irmão (Neco) ,com quem comecei a dar os primeiros passos na musica ,aos 5 anos já fazia parte de um grupo de crianças (canto e dança)  comecei a actuar em festivais infantis, programas televisivos e radiofónicos, e desde então nunca mais parei, ( esta e a versão mais curta da minha historia ☺)

 Música para si, uma paixão ou profissão?
 Antes de ser profissão música e uma das minhas maiores paixões.

Quando e como começou a actuar pelo mundo afora?
Em 2004 comecei a sair de Moçambique pra cantar fora, primeiramente na África do Sul onde 2 dos meus irmãos (Nello e Izildo Novela) se encontravam a viver e fazer musica,eu e a minha irmã (Cidália Novela) nos juntamos a eles e actuávamos com a banda The Novellas e também como coristas pra outros músicos, e em 2005 vim a Holanda onde me encontro agora eu e os meus irmãos e de la pra cá tenho actuado por alguns países cá na Europa,com NecoNovellas e como Isabel Novela (solo).

 Como te sentes por ser um sucesso no estrangeiro e anónima no teu pais?
 Não diria sucesso nem anónima, sou conhecida no estrangeiro e também em Moçambique  embora meu nome não seja muito popular, trabalhei com músicos Moçambicanos por muito tempo (como corista) e meu nome consta em vários trabalhos discográficos.

Há quanto tempo estas a viver no estrangeiro?
Costumo dizer que  vivo entre Moçambique e Holanda porque desde 2004 comecei a dividir-me viajando sempre entre os dois países e e o que tenho feito ate hoje.

Acredito que não tenhas muitas memórias de casa (Moçambbique).
Pelo contrario tenho muitas,nunca deixei de voltar para casa e faço isso todos anos.

Sente saudades de casa,pensa em algum dia voltar  ( de vez) ?
Quando estou fora sinto saudades sim, difícil dizer se fico de vez porque a musica me leva pra muitos lados,mas casa e sempre casa.

Qual e o estilo de musica de Isabel Novella?
Eu chamo o meu estilo de Soul funky jazz ha ha ha, a minha música e resultado das diferentes influencias que tenho.
Como corista trabalhei com diferentes músicos e em diferentes estilos,cresci a ouvir vários estilos musicais  e uso tudo de positivo que vou absorvendo para fazer a minha musica do meu jeito ( buscar um estilo que me identifique)

Influencias?
Varias,como já tinha dito escuto muitos estilos de musica desde o jazz aos mais tradicionais,vou só citar alguns nomes mas a minha lista e enorme,Jill Scott,Bobby Macferrin, Erhyk Badu,Joe Zawinul,Sara Tavares,Talib Kweli, NecoNovellas, Bilal. Chet Baker, Sarah Vaughan,The roots... e muito mais, resumindo toda boa musica de certa forma uma influencia pra mim.

Trabalhos editados?
Estou neste momento em estúdio a gravar o meu primeiro CD  a solo,mas já tenho 2 CDs editados com NecoNovellas e o meu nome consta em outros CD's onde fiz participações e como corista.
 
Porque só agora o CD?
Andei todo este tempo envolvida com musica, em concertos, e a gravar com vários músicos,sinto que já e altura de editar um trabalho meu, já me sinto bem preparada para tal (ganhei muita experiência) e tenho recebido um feedback positivo do publico, isso também me incentiva.

Em que idioma te expressas nas tuas musicas?
Misturo muito o Inglês e Português e também uso alguns dialectos como Chope e Changana.

Do teu ponto de vista como achas que recebem as tuas musicas?
São super bem recebidas e isso me da forca para continuar a escrever,compor e cantar.

Quais são ou qual e o teu objectivo na musica?
O meu objectivo e cantar e tocar as pessoas com a minha musica,acho muito especial o facto de poder tocar as pessoas estando elas onde estiverem, musica e algo que marca, cresce connosco, fica na nossa história...

Constatamos que Isabel tem atuado frequentemente em lugares como: Luxemburgo, Bélgica, Franca, Espanha, Netherlands, entre tantos outros. Como fazes para gerir o tempo visto que tens que escrever,compor e gravar novos sons?  
E simples,eu tenho sempre papel e caneta por perto e um gravador onde anoto todas ideias que me vão surgindo,componho as minhas musicas assim, e as viagens e concertos não atrapalham nunca,pelo contrario inspiram-me.
Muitas vezes gosto mesmo de escrever directo no estúdio, sentir o beat e me deixar levar.

Deve ser algo inesquecível participar em festivais como:
North Sea Jazz,World Sessions,Mercato Mundial, Pure Jazz...Diga-nos, qual destes lugares representou uma experiência memorável e porque?
O North Sea JazzFestival,e uma experiência única estar no mesmo festival com o Bobby Macferrin,Jill Scott ,Alicia Keys,Richard Bona,Pat Metheny,Angie Stone,Diana Krall e muitos outros grandes nomes da musica e pessoas que eu admiro e gosto muito. Ter aquela oportunidade de conviver com eles e algo para não esquecer.


Uma ligação, eu e-mail e eu to ai ha ha ha,deixo ficar aqui os contactos:
isalive1@gmail.com
+31648173756
+258824768280


shows, e para quem quiser escrever directamente pra mim,pra conversar,trocar ideias e e-mail e isanovellas@gmail.com
Tens contrato com alguma editora?
Nao assinei com editora nenhuma ainda,recebi já algumas propostas e quero ter tempo p'ra analisar,mas agora estou mesmo concentrada no meu CD ( gravações) e depois vamos a parte das editoras.

Como fazes pra divulgar o teu trabalho?
Vou divulgando a medida que vou actuando e através da Internet ( myspace) , radios.

O que achas do Hip-Hop?
Eu gosto de Rap,para mim e um tipo de musica muito forte,costumo dizer que e mais que musica no sentido de ter a particularidade de poder influenciar em muita coisa.

És capaz de fazer colaborações com artistas do Hip-Hop?
Nao so sou capaz como ja fiz algumas com alguns rappers Moçambicanos como e o caso do DMG,Xitiku ni Mbaula,The Ripper e tambem rappers de fora Mic Nif ( Holanda), Soulstice ((U.S.A),Kosmico ( Portugal), gosto muito de poder contribuir no Hip-Hop,por um pouco de mim nesse lado.

Planejas lançar algum projeto este ano? (2008)
Tudo vai depender do tempo andei, ocupada com concertos,neste momento estou em estúdio e na quero fazer as coisas as pressas,vou levar o meu tempo a gravar e assim que tudo estiver pronto eu lanço o meu CD.Tudo a seu tempo.

Algo que queiras dizer que não tenhamos perguntado?
Estarei em Maputo brevemente e fiquem atentos a novidades.

Curta um pouco a Isabel Novella
<object width="360" height="295">
name="movie" value="http://www.youtube.com/v/YgkzDDsYqpw?fs=1&hl=pt_BR&rel=0">
name="allowFullScreen" value="true">
name="allowscriptaccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/YgkzDDsYqpw?fs=1&hl=pt_BR&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="360" height="295">embed>object>