Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Caixa Acústica, puro Jazz


A história do Quarteto Caixa Acústica se inicia em 1999, quando quatro amigos decidiram - percebendo que tinham afinidades musicais entre si - formar uma proposta de sonoridade que, em primeiro lugar, agradasse aos próprios integrantes e, então, se refletisse no trabalho. Daí surge então, outro instrumentista e, o antes quarteto, torna-se Quinteto Caixa Acústica.

A partir daí a união destes cinco instrumentistas interessados em fazer boa música fez surgir o Quinteto Caixa Acústica. Sendo todos os integrantes do Quinteto grandes apreciadores da boa música instrumental e popular brasileira.

No inverno de 2000, o Quinteto gravou seu primeiro CD Demo, no Manhattan Studio, no Rio, para que pudesse mostrar seu trabalho de forma mais eficaz e também para que parte da sonoridade do momento ficasse ali registrada.

O Quinteto Caixa Acústica possuía, na época, diversos meios de divulgação, entre eles: cartazes, cartões, site, apresentação digital, demonstrando dinamismo e vanguarda.

No final do ano de 2005, dois integrantes da antiga formação: Antônio Ribeiro (sax e flauta) e Rodrigo Veiga (bateria), resolveram reativar as atividades do Quinteto Caixa Acústica, suscitando em todos que já haviam acompanhado o grupo, a expectativa de vê-lo em atividade novamente.

No início de 2007, o Caixa Acústica reativou sua presença na Internet. Através do Space Caixa Acústica (www.myspace.com/caixaacustica), já foram agendados diversos shows e a partir de janeiro, está prevista uma tournée pela Europa.

No ano de 2007, o Caixa Acústica abriu o festival VISA de Jazz na Região Serrana do Rio de Janeiro. Além desta, foi convidado pelo segundo ano consecutivo para abrir o Festival SESC de Inverno em toda a região, contando com grande presença do público e aclamação da crítica.

No mesmo ano foi assunto de matéria na revista especializada em instrumentos de sopro Sax & Metais (edição setembro/07), aclamado como grupo revelação no cenário instrumental brasileiro.

O Quarteto também foi convidado por Vanja Santos, cantora brasileira atuante na Dinamarca, para integrar sua banda na tournée que fará pelo Brasil a partir de dezembro em cidades como Rio, Brasília e São Paulo.

CAIXA ACÚSTICA - BRAZILIAN JAZZ