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Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A importância do Marketing para Bandas

"O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina  quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. A meta do Marketing é satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes".


ANALISANDO A FRASE PASSO A A PASSO:


"O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor" Mudando a palavra empresa para a palavra banda e consumidor para fã. Você sabe quais as necessidades de seus fãs? Apenas ouvir música? Não é só isso.

APONTANDO ALGUMAS ATRIBUIÇÕES BÁSICAS QUE UM FÃ ESPERA DE UMA BANDA

1º - VISUAL - O estilo de cada integrante é fundamental para atrair seu público, assim como o visual da banda em palco, ter fotos de qualidade e fotolog, MySpace, Twitter, Facebook e You Tube com artes personalizadas e bem feitas.

Story Of The Year

Story Of The Year interagindo com fãs durante show no Brasil

2º - ATENÇÃO - Isso é o básico para se conseguir fãs que compareça em seus shows e sua banda possa começar a cobrar cachês. Responda a todos os comentários de seus fotologs, MySpaces, comunidade, twitter, etc. Quando for tomar uma decisão na banda, confie aos fãs e peça ajuda para eles decidirem. Converse e agradeça a eles em todos os shows e o mais importante: seja carismático.

3º - INTERAÇÃO - Continuando a frase de Koller: "O marketing determina  quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados" Ou seja, o público quer coisas novas! Se você nunca fez novidades para eles, eles enjoam. Por isso, faça promoções, grave novos materiais, produza vídeos sobre o dia a dia da banda, entre outras coisas mais.


MERCHAN BANDAS

Merchan: divulgação da banda e lucros garantidos

E para encerrar, há dois fatores a se trabalhar. O primeiro: "A meta do marketing é satisfazer o cliente de forma lucrativa" O fã paga seu show e precisa sair satisfeito de lá, por isso estejam completamente entrosados e ensaiados. Abuse do merchandising para lucrar com eles. Venda EPs, adesivos, botons, chaveiros, camisetas, etc.


A segunda é "criar relação de valor com clientes importantes", ou seja, seus maiores fãs. Convide-os para cuidar do fã clube ou sireet team para criar uma relação mais íntima com eles. 


About the Autor
Vit é produtor executivo de bandas, graduado em comunicação empresarial, bacharelado em publicidade e propaganda e pós-graduação em MBA em Marketing.