Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em cima do muro: carreira profissional ou músico?



por jornalista Luiz Carlos Franco - Assessoria de Comunicação e Eventos

De um lado um desembargador roqueiro que gravou disco com músicos como Seu Jorge e Ivan Lins entre outros artistas de renome; de outro, um médico especialista em voz que atende pacientes como Zezé Di Camargo, Roberto Frejat e Galvão Bueno e mantém uma banda integrada por sua esposa e filhos. Em comum, a paixão pela música que será o mote da Expomusic 2012 – Feira Internacional da Música, que acontece de 19 a 22 de setembro e, além de antecipar novidades e tendências em instrumentos musicais, é o ponto de encontro tanto de músicos de renome, como de figuras anônimas que também vivenciam a experiência musical em seu dia-a-dia.

Perfil dos personagens

 Luiz Cantoni
Na vida do especialista em cordas vocais Luiz Cantoni (foto)a música precedeu a medicina. Médico de celebridades como Galvão Bueno, Frejat e Zezé Di Camargo, ele é musico desde criança e soube conciliar de forma singular essas duas carreiras: “Eu sempre trabalhei com música, mas cantava e perdia a voz. Com a faculdade eu comecei a aprender a usar o corpo, sem prejudicar a minha voz e mantendo a qualidade vocal para cantar”, observa. Foi a partir daí que ele decidiu conciliar música e medicina no tratamento de cantores e profissionais da voz.

Mas não é apenas na pele do Doutor Voz, como é referido no meio, que o músico Luiz Cantoni se realiza. Entre uma consulta e outra, ele mantém também uma banda – a Cinque (cinco em italiano) – composta por uma trupe mais que especial e extremamente talentosa: a esposa Monique (contrabaixo), os filhos Bruno (bateria), Lucca (guitarra) e Pedro (piano e voz), além, claro, do próprio Cantoni (violão e voz).

Nesse quesito, o Desembargador Xavier de Aquino é outro exemplo clássico. Se no expediente diário no Tribunal de Justiça de São Paulo o magistrado ora atende por meritíssimo ora por excelência, fora de seu gabinete ele é Zeca Aquino. E quem pensa que a música é apenas um hobby ou aptidão desenvolvida por ele depois da magistratura se engana. Dentro da convicção de que a arte ajuda a ciência, o próprio Aquino se define como um músico que virou desembargador e que tem na música e no exercício do direito as suas paixões.

Zeca Aquino
Paixão esta que sobreviveu a um hiato de três décadas, período durante o qual o magistrado teve que esconder sua condição de músico temendo que os ultrapassados estigmas em torno da profissão viessem a comprometer sua carreira no Ministério Público e posteriormente no Judiciário. De lá para cá, muita coisa mudou. Depois de liderar a banda Rockfeller por mais de dez anos e já até emplacar trilhas sonoras em novelas, Zeca Aquino (foto) está prestes a lançar um CD com composições próprias nas quais ele divide espaço com nomes como Ivan Lins, Seu Jorge, Happin Hood, Maurício Manieri, Daniel Gonzaga, Norival D’angelo (baterista do Rei Roberto) e Michel Freidenson (um dos maiores pianistas de jazz do Brasil) entre outros.

O melhor da história é que além de trazer composições próprias de Zeca em duetos com grandes nomes da música, o CD Músicas de A a Zeca Aquino, que reúne um repertório que vai do samba ao blues, passando pela bossa, terá toda a sua renda revertida em benefício da Associação Cruz Verde, entidade filantrópica que cuida de crianças com paralisia cerebral. É a música ajudando a transformar vidas.

A Expomusic 2012

Promovida pela Abemúsica e Francal Feiras, a Expomusic 2012 terá os dois primeiros dias dedicados exclusivamente a profissionais do setor, já o público pagante terá de 21 a 23 para conhecer esse universo.

A feira reúne mais de 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, além de edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, bem como extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.

A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo abrir canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas.

Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

SERVIÇO

Expomusic 2012 – 29ª. Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.
Data: 19 a 23 de setembro de 2012
Horários: 19 a 22, das 13 às 21 horas; dia 23, das 11 às 19 horas.
Dias 19 e 20 a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou credencial. 
Dias 21 a 23, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Entram sem pagar nesses dias somente compradores, músicos ou representantes comerciais do setor com credencial.
Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.
É obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto na recepção do evento.
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.