Pesquisa personalizada

Jacytan Melo Produções_Atrações Exclusivas_2013/2014

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Roadie nosso de cada show

(Reprodução/Internet)
Quem vai para um show (interno ou externo), nem imagina a trabalheira que é armar toda uma estrutura para que o espetáculo aconteça.

Existe uma figura humana muito importante neste processo: o Roadie. A origem desse apelido foi em razão da sua função principal que era sempre estar nas estradas durante as grandes turnês de músicos norte-americanos, que faziam longas viagens em caravanas de ônibus leito.

Os Roadie são indispensáveis em shows, concertos e turnês. São eles quem executa toda parte da pré-produção de um show, preparando o palco para as bandas se apresentarem.

FUNÇÕES – Roadie seria o carregador ou bagagista da banda, aquele indivíduo que carrega os equipamentos, mas que também executa as funções da preparação e montagem da aparelhagem nos palcos, antes da apresentação, instalando andaimes, iluminação, os amplificadores, preparando e instalando toda parte técnica eletrônica, afinando e pré-ligando e testando os instrumentos e módulos eletrônicos. Ele é considerado o salva-vidas do músico, ajudando o guitarrista a trocar de guitarras, ajudando a substituir baquetas quebradas do baterista, ajustando os microfones, substituindo cabos defeituosos e uma infinidade de coisas.

HOMENAGEM – No álbum Runnig on Empty (1977), de Jackson Browne, há uma canção dedicada aos roadies, The Load Out, na qual Browne faz menção do trabalho duro deles durante as turnês.

No álbum do Pinki Floyd, Ummagumma (LP) os roadies aparecem na foto da capa de trás. A banda também incluiu os roadies conversando na gravação do álbum, The Dark Side of the Moon.

Fontes: Wikipédia, Portal da rede de Roadies nos EUA (em inglês)